logo inclusao digital

Há alguns anos eu atuo na comunidade Joomla (o Gerenciador de Conteúdos que utilizamos para criar sites, como esse) como voluntário, participando na troca de informações e auxliando sempre que posso. Criei um canal no youtube chamado Joomla pra quem não é de TI com o objetivo de compartilhar informações sobre o sistema e seus agregados de uma forma que fosse fácil para quem não tem formação na área entender. Tenho hoje quase 280 pessoas que me acompanham, que acompanham os vídeos, perguntam, sugerem e colaboram para o meu desenvolvimento, pois compartilhar informação é sempre uma via de mão dupla onde todos ganham. Em paralelo a isso executo trabalho voluntário em algumas ONGs e, confesso a vocês, que minha vida mudou depois disso.

Há tempos eu venho pensando em colocar no ar uma forma de trocar conhecimento com pessoas de diferentes perfis. Foi então que decidi (na verdade a história é bem legal, mas não vou me alongar contando como foi) criar um projeto que disponibilizasse informação sobre o mundo digital. Sei da dificuldade das ONGS e entidades que promovem a inclusão social de comunidades em se manter... muitas até podem possuir um espaço para realizar um projeto desse tipo e até mesmo ter voluntários capacitados e dispostos a participar na orientação, porém, dificilmente terão disponibilidade e tempo para promover o material necessário (apostilas, vídeos, exemplos, dentro outros). Por isso a criação do site, para que ele possa prover o material necessário tanto para as entidades que pretendem desenvolver um projeto desse porte em suas comunidades como para aquelas pessoas que, como autodidatas, tenham a vontade de aprender mais sobre o mundo digital e suas nuances. Saber sobreviver nesse mundo pode significar um emprego melhor, muitas vezes.

Além disso, a proposta é que tanto ONGs como pessoas individualmente possam ter um ambiente de troca de informações, onde podem apresentar seus anseios, suas dificuldades, fazer perguntas e sugerir conteúdos, além, claro, de contarem suas histórias e seus progressos. Não pretendo com isso formar uma rede social, pois elas já existem e são muito boas do jeito que estão. A proposta mesmo é compartilhar conhecimento com todos que necessitem e queiram participar.

O site está pequeno, com pouco conteúdo, mas tenho certeza de que ele tem tudo para progredir e tornar-se um bom canal de informações e conhecimento. Peço a você que, se tiver um tempo para dedicar, acesse o Projeto Inclusão Digital e veja no que pode colaborar. Se julgar importante, comente com seus amigos, com a ONG próxima da sua casa. Quem sabe não era isso que eles estavam precisando e ainda não tinham achado?

Agradeço muito aos meus mentores espirituais que me conduziram nesse processo, à minha família, em especial à minha esposa Rejane, minha sócia nesse empreitada que é viver e que acredito que estamos fazendo muito bem!

Obrigado a você que dedicou um tempo para ler esse texto. Que Deus o abençoe sempre!

Este site é desenvolvido e mantido com:

Apoio Incondicional da Rê
Apoio constante de amigos
Extravagantes doses de Cafeína

Se algum material estiver ferindo alguma licença de uso, por favor, me avise.


Hospedado por: Feito com: Nosso Canal:
logo hoteldaweb Joomla logo jpqnedti